top of page

BERT HELLINGER

Criador das Constelações Familiares

Anton "Suitbert" Hellinger (Nascimento em Leimen - Alemanha18 de Dezembro de 1925/ Falecimento em 19 de Setembro de 2019 Alemanha), conhecido simplesmente como Bert Hellinger, era um teólogofilósofo e psicoterapeuta alemão, criador de uma nova abordagem de psicoterapia sistêmica.

Os desenvolvimentos de seu trabalho tem amplas implicações para o âmbito da psicoterapia, aconselhamento de casais, pedagogia, consultoria de empresas, dramaturgia, política e solução de conflitos sociais.

Oriundo de uma família católica, foi marcado pela SS, no tempo do nazismo, como "inimigo do estado", ainda muito jovem. Mesmo assim, foi convocado e serviu ao exército alemão. Capturado na Bélgica, posteriormente, fugiu e voltou para Berlim. Após esse evento, tornou-se padre católico missionário e serviu na África do Sul por 16 anos. Lá, conheceu a dura realidade do apartheid, e trabalhou, favorecido pela visão mais aberta dos padres anglicanos, com dinâmicas de grupo.

 

Retornou à Alemanha e estudou gestaltoterapia; após dois anos de estudos, deixou sua ordem religiosa e se tornou psicoterapeuta. Estudou diversas teorias psicoterapêuticas: psicanáliseterapia primal, de Arthur Janovanálise de estórias, de Eric Berneanálise transacionalhipnoterapia.

 

Nos anos 1970, teve contato com o trabalho de Virginia Satir, encantando-se pelo fenômeno da representação familiar desenvolvido por ela (que se passou a chamar de "escultura familiar").

 

Começou, então, a refletir sobre a consciência e as forças que atuam nos grupos familiares.

Nos últimos anos, dedicou-se a expandir sua visão sistêmica em diversos países, tanto dentro como fora da EuropaEstados UnidosAmérica do SulAmérica CentralOriente Médio e Ásia.

Fonte : Wikipédia

Bert Hellinger faleceu em 19 de setembro de 2019 na Alemanha aos 93 anos.

bottom of page